A última década foi bastante fértil para Clint Eastwood. O veterano ator/diretor fez em seqüência alguns de seus melhores filmes (Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro, Cartas de Iwo Jima, Gran Torino), além de levar seu segundo Oscar de direção, por Menina de Ouro. Provando estar em um momento bastante produtivo em sua carreira mesmo aos 79 anos, chega nesse fim de semana aos cinemas brasileiros o terceiro filme do diretor no espaço de um ano.
Invictus pode ser considerado um filme menor na carreira de Eastwood, abaixo daqueles citados acima – e de Os Imperdoáveis, clássico maior do diretor. Ainda assim, é um bom filme. O longa retrata a importante fase da história da África do Sul, logo após o fim do apartheid e a eleição de Nelson Mandela (Morgan Freeman) a presidente. Para tentar unir o país e abrandar o histórico preconceito entre negros e brancos, Mandela se alia ao capitão da seleção sul-africana de rugby , François Pienaar (Matt Damon), em busca da conquista da Copa do Mundo realizada no país.
Eastwood já começa o filme retratando bem o sentimento de hostilidade racial existente no país. Logo na primeira sequência vemos jovens negros jogando futebol em um campo de várzea, em contraponto aos ricos brancos em seu clube de rugby com um gramado verde impecável. O medo de um atentado contra o presidente também é bem retratado, demonstrando o clima tenso que existia no país durante aquele período. Infelizmente, o diretor não tem o mesmo sucesso nas cenas das partidas, já que os planos muito fechados e uma edição pouco elegante tornam tudo muito confuso e enfadonho, principalmente para aqueles que não estão familiarizados com o esporte.
Talvez exatamente pensando nessa adaptação àqueles que não acompanham rugby o roteiro de Anthony Peckham muitas vezes siga um caminho bastante didático, para não dizer expositivo. A direção também se equivoca ao filmar praticamente toda a partida final em câmera lenta – se a princípio poderia ser uma boa escolha, o fato de a cena se estender demais torna a experiência repetitiva e bastante piegas (uma falha que Eastwood cometeu em outro filme recente, A Troca).
Contando com uma ótima atuação de Morgan Freeman, que retrata muito bem as convicções e o desgaste físico e psicológico de Mandela no cargo, Invictus talvez agrade mais aos fãs de rugby, já que o filme mostra em ação o lendário ex-jogador neozelandês Jonah Lomu (interpretado pelo ator Jak Feaunati). E mesmo com algumas falhas narrativas, Clint Eastwood ainda demonstra energia para continuar produzindo filmes em sua brilhante carreira.
Invictus (2009) - Direção: Clint Eastwood; Com Morgan Freeman, Matt Damon, Tony Kgoroge, Patrick Mofokeng, Matt Stern, Julian Lewis Jones, Adjoa Andoh, Marguerite Wheatley, Patrick Lyster, Jak Feaunati.