domingo, 23 de janeiro de 2011

Além da vida


A sequência inicial de Além da vida, que mostra um tsunami destruindo uma cidade tailandesa, abre espetacularmente o novo filme de Clint Eastwood. Infelizmente, toda a tensão e a emoção dessa sequência some conforme o longa vai sendo desenvolvido. Eastwood, que sempre foi um diretor clássico, discreto e bastante eficiente ao contar uma história, aqui parece estar cansado e preguiçoso.

Além da vida, como diz o título, busca analisar a relação que as pessoas têm com a morte. Para isso, acompanha três histórias paralelas sobre o tema. A primeira, sobre uma jornalista francesa (Céline de France) que passa por uma experiência de quase morte durante a tragédia do início; a segunda, sobre um menino inglês (Frankie McLaren) que perde o irmão gêmeo em um acidente; e, por fim, a história de um médium (Matt Damon) que desiste de fazer atendimentos e tenta viver uma vida normal apesar de seu "dom". O filme segue um estilo linear de montagem, limitando-se a entrecruzar as narrativas sempre na mesma ordem, tornando o filme bem enfadonho e previsível.


É exatamente essa fragmentação que mais prejudica o longa. Quando estamos nos familiarizando com os personagens, somos de repente jogados para outro lado do mundo para acompanhar as outras narrativas. Há uma demora excessiva do roteirista Peter Morgan em entrelaçar as três histórias e, quando isso acontece, é feita de uma maneira bastante artifical. O filme também sofre pelo fato de determinadas narrativas serem mais interessantes que outras, sendo a história do médium mais fraca que as demais.

No fim, o Eastwood acaba não chegando a nenhuma conclusão. Ao mesmo tempo em que ataca os charlatões que, usando o nome de deus ou forjando "dons" que não possuem, enganam pessoas em momentos de fragilidade, ele também defende aqueles que acreditam em algo "além" e não são levados à sério. E não será um filme como este que vai mudar alguma coisa.

Hereafter (2010). Dirigido por Clint Eastwood. Com Matt Damon, Céline de France, Franckie McLaren, George McLaren, Bryce Dallas Howard, Thierry Neuvic, Lyndsey Marshal e Jay Mohr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário