domingo, 16 de janeiro de 2011

Os Globos influenciam o Oscar?


Hoje é dia da entrega do Globo de Ouro. Sempre nessa época vemos sendo espalhada por aí a ideia de que o prêmio é o principal termômetro para o Oscar, servindo como indicativo de quem será indicado e quem irá vencer as estatuetas da Academia. Talvez por falta de informação ou por auto-promoção, tenta-se vender essa ideia, facilmente aceita pelos preguiçosos de plantão, tornando-se uma espécie de senso comum da temporada de premiações.

Quem acompanha mais a fundo, sabe que a melhora maneira de "prever" o Oscar é através dos prêmios dos sindicatos e não pelos Globos. Estes são entregues por membros da imprensa estrangeira de Hollywood, enquanto naqueles os votantes são os próprios membros da Academia - os mesmos que tem poder de voto no Oscar. Logo, prêmios como o SAG Awards (dos atores), o DGA Awards (dos diretores) e o PGA Awards (dos produtores) são muito mais confiáveis como previsão do que qualquer outra premiação.

Isso quer dizer que o Globo de Ouro não influencia de forma alguma? Nada disso. Quer dizer que ele tem tanta influência quanto a Associação dos Críticos de Nova York ou o Festival de Toronto, com a vantagem de ter muito mais visibilidade na imprensa. Isso, claro, graças ao glamour e pelo fato de ser transmitido ao vivo pela TV. Mas os números mostram que essa influência é pequena, pelos menos no que se trata ao prêmio principal. Nos últimos sete anos, apenas em 2009 o vencedor do Globo de Ouro foi o mesmo do Oscar. Tem ficado claro que ao invés de influenciar, os Globos tentam prever quem irá ganhar a estatueta e têm se vendido como mais importantes do que realmente são.

A seguir, a lista dos vencedores do Globo de Ouro (de melhor drama e de melhor comédia/musical) e do Oscar nos últimos sete anos:

2005 - Globo: O Aviador e Sideways - Entre umas e outras; Oscar: Menina de Ouro

2006 - Globo: O Segredo de Brokebak Mountain e Johnny e June; Oscar: Crash - No Limite

2007 - Globo: Babel e Dreamgirls; Oscar: Os Infiltrados

2008 - Globo: Desejo e Reparação e Sweeney Todd; Oscar: Onde os fracos não têm vez

2009 - Globo: Quem quer ser um milionário? e Vicky Cristina Barcelona; Oscar: Quem quer ser um milionário?

2010 - Globo: Avatar e Se beber não case; Oscar: Guerra ao Terror

Ou seja, se A Rede Social confirmar hoje seu favoritismo e levar o Globo de Ouro para casa, não quer dizer que sairá como certo vencedor do Oscar. E, mesmo se levar a estatueta no dia 27 de fevereiro, a importância dessa possível vitória nos Globos não deve ser superdimensionada como querem seus organizadores.

Quem quer ser um milionário?, único filme nos últimos sete anos a vencer o Globo de Ouro e o Oscar

Nenhum comentário:

Postar um comentário