terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sem surpresas

Já faz um bom tempo que o Oscar não reserva uma surpresa, ainda mais entre os indicados. Com dez filmes concorrendo, aí é que fica ainda mais difícil acontecer algo diferente do que era previsto. Na maioria das listas feitas por especialistas antes do anúncio das indicações, a única diferença com relação à lista final era a presença de Atração Perigosa no lugar ou de 127 Horas ou de Inverno da Alma. Acabou que o filme de Ben Affleck não emplacou e tudo foi como o esperado.

Talvez a única grande novidade seja a ausência de Christopher Nolan entre os indicados a Melhor Diretor. Seu nome era dado como certo na lista e foi substituído pelo dos irmãos Coen. Mostra de ele parece não ter muita simpatia de seus colegas, sabe-se lá porquê. Na categoria, David Fincher é o franco favorito e só perde o prêmio se acontecer alguma catástrofe. Diferente da disputa entre os filmes, que parece ter ficado mais acirrada depois que O Discurso do Rei venceu a premiação dada pelo sindicato dos produtores. Mas A Rede Social ainda é favorito.

Entre os atores, as dúvidas eram somente em relação a um ou outro indicado. John Hawkes, de Inverno da Alma, entrou como Ator Coadjuvante e a ótima Jacki Weaver, de Reino Animal, ficou com a vaga que muitos davam como certa para Mila Kunis, de Cisne Negro, em Atriz Coadjuvante. Já Javier Bardem venceu a disputa com Robert Duvall pela última vaga de Melhor Ator. Nenhum deles deve vencer o prêmio, então a indicação já é uma vitória. Domingo tem o SAG Awards e deve ficar mais claro quais devem ser os premiados no dia 27 de fevereiro.

Vale registrar também que o Brasil será representado no Oscar pelo documentário Lixo Extraordinário, co-dirigido por João Jardim. É uma besteira essa obsessão que nós brasileiros temos em vencer a premiação, mas pode ser que esse ano a estatueta finalmente venha.

Atualização - 17h58: Como bem lembrou Renato Silveira, Lixo Extraordinário não deve ser considerado como representante brasileiro, já que foram indicados oficialmente apenas os produtores e diretores britânicos. Uma pena.

E sobre quem pode ser o ganhador, vale dar uma olhada no que escreveu Chico Fireman, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário