sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Inverno da alma


Em diversos aspectos, Inverno da alma lembra bastante outro longa produzido nos Estados Unidos nos últimos anos, Rio Congelado. Ambas as obras premiadas no Festival de Sundance, principal termômetro do cinema independente daquele país, revelam uma realidade dura dos confins da América. Acompanham histórias de pobreza, desilusão e sobrevivência no interior gelado e sem perspectivas num país conhecido pelas possibilidades.

Inverno da alma conta a história de Dee (Jennifer Lawrence), uma adolescente de 17 anos que, sozinha, tem que cuidar da mãe doente e dos dois irmãos pequenos. Seu pai criminoso foi preso e ao conseguir uma fiança para responder em liberdade, dá como garantia todos os bens da família. Próximo ao julgamento, ele não comparece à audiência e é dado como fugitivo, tendo Dee que encontrá-lo em uma semana, correndo risco de ser despejada.

A crueza da obra é clara desde o início. Todo o ambiente em que a protagonista vive é sujo, decadente, empobrecido. A bela fotografia com cores mortas demonstra a tristeza do local e a falta de esperança daqueles personagens. Dee vive num submundo em que as mulheres são submissas aos homens, que representam figuras de poder dentro dos lares. Sua independência forçada a distancia de todos, chegando muitas vezes a ser uma pessoa temida. Mas no fundo, ela é apenas uma jovem que abandona seus sonhos e carrega o peso e a reponsabilidade de cuidar sozinha da família tão cedo.


Nesse ponto, a atuação de Jennifer Lawrence é espetacular. Sempre com um olhar sério, postura firme e corajosa diante dos ameaçadores adultos ao seu redor, a garota ao mesmo tempo demonstra cuidado e carinho com os irmãos pequenos. Em determinado momento, ferida após uma briga, a primeira coisa que pergunta antes de finalmente descansar é se as crianças haviam feito o dever de casa. Uma personagem que carrega o filme, assim como o Teardrop vivido por John Hawkes, que no início parece ser mais um dos brutos homens da região, transformando-se durante a história em uma figura paterna importante para Dee.

Funcionando bem como thriller em sua segunda parte, Inverno da alma é um filme que se segura pelos grandes personagens e pela bela direção de Debra Granik.


Winter's bone (2010). Dirigido por Debra Granik. Com Jennifer Lawrence, John Hawkes, Isaiah Stone, Ashlee Thompson, Lauren Sweetser, Dale Dickey e Garret Dillahunt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário