Nos dez anos, mais ou menos, que tenho acompanhado o Oscar, não me lembro de sequer uma vez em que o favorito ao prêmio principal fosse uma incógnita tão grande quanto em 2014. Houve casos com mais de uma possibilidade, mas sempre havia um favorito - que não necessariamente levava. Desta vez não. De acordo com os precursores, dois filmes têm chances quase idênticas de levarem melhor filme. Portanto, se nas demais categorias eu posso dizer que há certeza nas apostas, na principal não passa mais de um "palpite". Vamos a elas:
Melhor Mixagem de Som
Deve ganhar: Gravidade. Um dos primeiros prêmios técnicos em que Gravidade é favorito. Aqui poderemos começar a ter noção de sua tendência a vencer quase tudo na noite.
Com chances: Inside Llewyn Davis. O fato de ter várias músicas durante o filme ajuda a chamar atenção na categoria. Mas como foi ignorado nas principais, dificilmente ganha (o que seria muito injusto).
Em quem eu votaria: Inside Llewyn Davis.
Melhor Edição de Som
Deve ganhar: Gravidade. Idem acima.
Com chances: Capitão Phillips. Mas aqui Gravidade é ainda mais favorito do que em mixagem.
Em quem eu votaria: Até o Fim.
Melhor Canção Original
Deve ganhar: "Let it Go" (Frozen). Seria a volta da Disney, que dominou essa categoria por um bom tempo.
Com chances: "Ordinary Love" (Mandela - A Long Walk for Freedom). Se a Academia estiver com vontade de premiar alguém famoso, tem o U2 aí. Mas a Academia não é a HFPA, então deve dar Frozen mesmo.
Em quem eu votaria: "Let it Go". Gosto da canção da Karen O. e do Spike Jonze para Ela, mas ficaria com a de Frozen pelo que ela representa.
Melhor Trilha Sonora
Deve ganhar: Philomena. Muitos apostam em Gravidade aqui - e podem ter razão. Mas acho difícil que Philomena fique sem um Oscar ainda mais com toda a campanha da Weinstein Co. pelo filme. Aqui tem sua maior chance de vitória.
Com chances: Gravidade. A trilha é eficiente, mas também incomoda a muitos. Tem chances, mas não tão grandes quanto em outras categorias.
Em quem eu votaria: Ela.
Melhores Efeitos Visuais
Deve ganhar: Gravidade. Óbvio, né?
Com chances: Ninguém. Mas se é para falar um, então O Hobbit: A Desolação de Smaug.
Em quem eu votaria: Gravidade.
Melhor Design de Produção
Deve ganhar: O Grande Gatsby. Talvez eu tenha mentido no começo: nessa categoria eu consigo enxergar vários filmes com tendência a ganhar. É uma chance, por exemplo, de 12 Anos de Escravidão ampliar seus prêmios; ou de Trapaça não sair de mãos vazias. Vou apostando no mais convencional mesmo, mas sem muita certeza.
Com chances: 12 Anos de Escravidão. Como disse acima, se o filme de McQueen levar esse, pode começar a indicar que é mais forte e pode levar filme também.
Em quem eu votaria: Ela. O design de produção é fundamental para o filme e a construção de sua atmosfera. Em um mundo perfeito, seria favorito absoluto. Tem chances de vencer também, e seria uma agradável surpresa.
Melhor Maquiagem e Cabelos
Deve ganhar: Clube de Compras Dallas. É o favorito por exclusão; ou vocês levariam a sério uma peça publicitária com "Vovô sem vergonha, vencedor do Oscar".
Com chances: Vovô sem vergonha. Não vi o filme, mas o fato é que sua maquiagem foi realmente bastante elogiada. E O Cavaleiro Solitário foi um fracasso retumbante.
Em quem eu votaria: Clube de Compras Dallas.
Melhor Figurino
Deve ganhar: Trapaça. É artificial e chama bastante atenção. E dificilmente Trapaça sairá de mãos vazias.
Com chances: O Grande Gatsby. Muitos o apontam como favorito - merecidamente até. Mas, como eu falei, Trapaça tem mais bala na agulha aqui.
Em quem eu votaria: O Grande Mestre.
Melhor Fotografia
Deve ganhar: Gravidade. Mais um prêmio técnico onde é franco favorito merecidamente.
Com chances: Nebraska. Aparentemente porque é em preto e branco. Não deveria nem ter sido indicado.
Em quem eu votaria: Gravidade. Mas torceria para um empate triplo com O Grande Mestre e Inside Llewyn Davis.
Melhor Montagem
Deve ganhar: Gravidade. Perdeu o prêmio do sindicato dos montadores, mas permanece favorito. Se vencer aqui, consolida sua caminhada para levar Melhor Filme.
Com chances: Capitão Phillips. Foi o vencedor do prêmio do sindicato e, num ano "normal", ganharia facilmente.
Em quem eu votaria: Gravidade. Ou talvez votasse em branco em protesto por não terem indicado Upstream Color.
Melhor Documentário
Deve ganhar: A um passo do estrelato. É o mais popular dos documentários. Como todos os membros votam - ao contrário de anos atrás, quando só quem assistia a todos os filmes votava -, deve levar.
Com chances: The Square. Trata de uma situação política importante e atual. Se a Academia resolver ser politizada, leva o Oscar.
Em quem eu votaria: O Ato de Matar. Em um mundo perfeito, seria o favorito absoluto. Muitos apostam nele, mas acho que sua temática pode ter afastado os votantes.
Melhor Animação
Deve ganhar: Frozen. Em um mais um ano fraco para animações, a Disney tem chances de vencer seu primeiro Oscar na categoria sem ter o selo da Pixar junto.
Com chances: Vidas ao Vento. É o último filme do Miyazaki. Pode ser um jeito de homenagear sua carreira. Tirando isso, tem poucas chances.
Em quem eu votaria: Frozen. Não vi Vidas ao Vento, mas Frozen é o melhor em um ano fraco para animações.
Melhor Filme Estrangeiro
Deve ganhar: A Grande Beleza (Itália). Outra categoria difícil por não ter nenhum bicho-papão como nos últimos anos (como Amor ou A Separação). O longa do Sorrentino vem sendo o mais forte, levou o Globo de Ouro, o BAFTA e o prêmio da Academia de Cinema da Europa.
Com chances: Alabama Monroe (Bélgica). Um bom filme que pode fazer sucesso entre os votantes americanos, não só pelas músicas, mas pelo drama em si. O dinamarquês A Caça também tem chances de levar.
Em quem eu votaria: A Grande Beleza. Queria muito ter visto o cambojano A Imagem que Falta e o palestino Omar. Mas, apesar de gostar dos outros três, ficaria com o italiano.
Melhor Roteiro Adaptado
Deve ganhar: 12 Anos de Escravidão. Um dos prêmios chave da noite. Se 12 Anos perder aqui, perde Melhor Filme também. Deve levar, mas fiquemos de olho.
Com chances: Philomena. Eu acho um roteiro bem fraquinho, mas tem muita gente que gosta. E tem Harvey Weinstein por trás, o que não pode ser ignorado.
Em quem eu votaria: Antes da Meia-Noite.
Melhor Roteiro Original
Deve ganhar: Ela. O trabalho de Spike Jonze é o mais ousado, criativo e original da leva. Essa é uma categoria que costuma dar prêmios para esse tipo de obra.
Com chances: Trapaça. Apesar de bom, seria meio complicado vencer Ela, mas é a Academia, né.
Em quem eu votaria: Ela.
Melhor Ator Coadjuvante
Deve ganhar: Jared Leto (Clube de Compras Dallas). O grande favorito. Venceu tudo até agora.
Com chances: Barkhad Abdi (Capitão Phillips). Cresceu nas últimas semanas e pode surpreender.
Em quem eu votaria: Jonah Hill (O Lobo de Wall Street).
Melhor Atriz Coadjuvante
Deve ganhar: Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão). A Academia adora premiar atrizes estreantes ou pouco conhecidas nessa categoria (ao contrário de ator coadjuvante, o que dificulta as coisas para Abdi). E Nyong'o é a melhor mesmo.
Com chances: June Squibb (Nebraska). Muita gente apostando mais na Jennifer Lawrence, mas ela ganhou ano passado. Se não forem de Nyong'o, acho que Squibb leva.
Em quem eu votaria: Lupita Nyong'o.
Melhor Ator
Deve ganhar: Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas). É o cara do momento. Deu uma virada na carreira, só tem feito atuações espetaculares e está no ar semanalmente na TV com True Detective - onde também rouba todas as cenas. É uma categoria difícil, mas aparece como favorito.
Com chances: Leonardo DiCaprio (O Lobo de Wall Street). É sua quarta indicação como ator e nunca venceu. Sua trabalho também é espetacular e seu nome tem crescido.
Em quem eu votaria: McConaughey. Ou Di Caprio. Ou Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão). Ou Bruce Dern (Nebraska). Esse ano foi fantástico para as atuações masculinas. Gosto muito das quatro citadas e não saberia escolher uma. E ainda ficou muita gente boa de fora: Oscar Isaac (Inside Llewyn Davis), Robert Redford (Até o Fim), Joaquin Phoenix (Ela), Tom Hanks (Capitão Phillips)...
Melhor Atriz
Deve ganhar: Cate Blanchett (Blue Jasmine). A favorita desde que o filme estreou, no meio de 2013. Venceu simplesmente tudo até agora.
Com chances: Não que tenha chances, mas a mais próxima de tirar esse prêmio de Blanchett hoje é Judi Dench (Philomena).
Em quem eu votaria: Blanchett.
Melhor Diretor
Deve ganhar: Alfonso Cuarón (Gravidade). É o grande favorito, mesmo que Gravidade acabe não ficando com Melhor Filme. Misturou experimentalismo com blockbuster, fez sucesso com o público e com a crítica especializada.
Com chances: Steve McQueen (12 Anos de Escravidão). Até meados do ano passado, parecia que seria o primeiro negro (e o primeiro Steve McQueen) a vencer a categoria. Mas Cuarón é forte demais.
Em quem eu votaria: Cuarón.
Melhor Filme
Deve ganhar: Gravidade. É mais um palpite que certeza. A regra na temporada prêmios até aqui é a de dividir os louros: Gravidade leva a maioria dos prêmios e 12 Anos de Escravidão é eleito o melhor filme. Pode acontecer o mesmo no Oscar. Mas eu tenho a impressão de que não vai. É raro - mas não tanto - os prêmios de filme e direção serem divididos (lembrando que isso só aconteceu ano passado porque Ben Affleck não foi indicado). Além disso, Gravidade deve vencer quase todos os prêmios técnicos que disputa e, junto com direção, pareceria justo para os votantes que fosse o melhor filme. E 12 Anos de Escravidão não parece ter muitos fãs entre os acadêmicos. Nunca um filme de ficção-científica venceu o Oscar. Pode ser dessa vez.
Com chances: 12 Anos de Escravidão. Ainda assim, é um nome forte. Como dito acima, tem levado todos os prêmios de Melhor Filme e no PGA empatou com Gravidade. Sua estrutura narrativa e mesmo a direção de McQueen remetem a um cinema clássico, mistura de formalismo com realismo. Infelizmente, comentários estúpidos sobre sua "violência extrema" podem ter afastado votantes de ao menos assisti-lo.
Possível surpresa: Trapaça. As previsões este ano estão tão complicadas que há até a possibilidade do prêmio ir para outro filme além dos dois favoritos. Trapaça, com dez indicações e o Globo de Ouro de comédia/musical seria o primeiro dessa lista. Mas há ainda certo burburinho em torno de Capitão Phillips, O Lobo de Wall Street e até mesmo Philomena.
Em quem eu votaria: Ela. Os indicados deste ano estão bem decentes. Bobeiras como O Mordomo da Casa Branca e Walt nos Bastidores de Mary Poppins ficaram de fora e a lista final não tem nenhuma bomba. Mas o filme de Jonze é - junto, mas em menor escala, com O Lobo de Wall Street e Gravidade - o trabalho mais ousado dos nove indicados. Ainda que eu também goste muito de 12 Anos de Escravidão (é meu segundo preferido), eu ficaria com o romance entre um homem e seu sistema operacional para o melhor filme de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário