quarta-feira, 1 de junho de 2011

Notícias da semana

- Inicio essa nova seção do blog, que deve ser semanal, com o resultado do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entregue ontem no Rio de Janeiro. Como esperado, foi uma lavada de Tropa de Elite 2, com oito prêmios, entre eles o de filme, longa de ficção pelo voto popular, diretor (José Padilha), ator (Wagner Moura) e roteiro. O troféu de melhor atriz foi para Glória Pires, a única coisa acima da média em Lula, o Filho do Brasil. É bacana a ideia de transformar o prêmio em um 'Oscar brasileiro', mas a cerimônia podia ser mais organizada e atrativa para o público. E ver filmes como De Pernas pro Ar e O Bem Amado concorrendo é bastante constrangedor. Todos os premiados podem ser conferidos aqui.

- O Renato Silveira publicou uma lista com os filmes exibidos no Festival de Cannes já adquiridos pelas distribuidoras nacionais. Ele promete atualizá-la conforme forem saindo as datas, mas algumas estreias já foram confirmadas. A primeira é simplesmente do vencedor da Palma de Ouro, A Árvore da Vida, marcada para o próximo dia 23. Se por um lado é bom não esperar tanto para assistir à aguardadíssima obra de Terrence Malick, por outro é preciso constatar um problema sério da distribuição de filmes no país: a falta de sala. A Árvore da Vida estreia numa época complicada e vai ter que concorrer com filmes como X-men: Primeira Classe, Carros 2 e Kung Fu Panda 2 - além de Transformers 3 e Capitão América, que estrearão nas semanas seguintes. Não há dúvidas de que, com tantos arrasa-quarteirões na área, o vencedor de Cannes será relegado ao segundo plano pelos exibidores.

- Na última semana começaram as campanhas de divulgação de filmes esperados para o final do ano. O destaque fica por conta do novo de David Fincher (A Rede Social), Os Homens que Não Amavam as Mulheres (confira abaixo). A peça dá o tom do que será o filme e já é melhor do que a fraca versão sueca digirida por Niels Arden Oplev. Outro que também começou sua divulgação foi The Descendents, novo trabalho de Alexander Payne (Sideways), que traz George Clooney como protagonista. Os dois longas são cotados para estar entre os indicados ao Oscar do ano que vem.



- Falando em Oscar 2012, o blog The Filme Experience atualizou suas apostas para os possíveis indicados ao prêmio. Entre as novidades, estão as indicações de Kirsten Dunst a melhor atriz por Melancolia e de Woody Allen a melhor roteiro por Meia-Noite em Paris (seria a 15ª indicação dele nesta categoria). Tudo influência de Cannes.

- Mais um brasileiro confirmado em Elysium, segundo trabalho de Neil Blomkamp (Distrito 9). Depois de Wagner Moura, é Alice Braga que entra para o elenco, que tem como protagonistas Matt Damon e Jodie Foster.

- Para finalizar, uma obviedade: Se Beber, Não Case 3 vai ser produzido e já contratou roteirista. A segunda parte da franquia bateu recordes de bilheteria em seu fim de semana de estreia e lá vem mais uma continuação caça-níqueis desnecessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário