sábado, 26 de fevereiro de 2011

Apostas para o Oscar

Todos os indicados ao Oscar: quem sairá da festa com as estatuetas amanhã?
(Foto: Divulgação)

Chegamos finalmente ao fim de semana do Oscar. Como o mais legal da festa sempre é tentar prever quais serão os vencedores, neste post eu coloco minhas apostas. Quais são as suas?

Melhor Filme

Quem deve ganhar: O Discurso do Rei
Também tem chances: A Rede Social
Em quem eu votaria: Qualquer um entre A Rede Social, Toy Story 3, Cisne Negro ou Bravura Indômita

O Discurso do Rei começou a aparecer como nome forte e certeza entre os indicados quando venceu o Festival de Toronto em novembro do ano passado. Mas por um bom tempo foi A Rede Social que deu pinta de ser o favorito. Isso começou a mudar depois do prêmio dos sindicados dos produtores e o favoritismo do filme de Tom Hooper se consolidou desde então. Ainda há chances para a obra de David Fincher, mas são menores do que já foram. O terceiro na disputa é Bravura Indômita, mas sua vitória seria uma zebra histórica.

Melhor Diretor

Se a Academia tiver a cabeça no lugar, deve ganhar: David Fincher, A Rede Social
Tem chances: Tom Hooper, O Discurso do Rei
Em quem eu votaria: David Fincher

Alguém aí se lembra de John Madden? Não? Ele era o diretor de Shakespeare Apaixonado, vencedor do prêmio de melhor filme em 1999. Naquele ano, a Academia premiou como diretor o já consagrado Steven Spielberg. Fez bem: Madden nunca mais fez nada que fosse memorável (e o próprio Shakespeare só é lembrado hoje por ter vencido o Oscar). Por causa disso, acredito que a Academia deva homenagear Fincher pelo conjunto da obra e por já ter realizado obras mais relevantes. Mesmo que Hooper tenha vencido o prêmio do sindicato dos diretores, ele ainda tem que comer muito feijão com arroz para chegar perto do realizador de Seven, Clube da Luta e Zodíaco. Além disso, a direção de A Rede Social é soberba e impecável, enquanto que O Discurso do Rei tem problemas mais que evidentes.

Melhor Ator

Praticamente já ganhou: Colin Firth, O Discurso do Rei
Não vai ganhar, mas deve ser o segundo mais votado: James Franco, 127 Horas
Em quem eu votaria: Colin Firth (me coçando para não escolher o Jesse Eisenbeg)

Por eliminação: James Franco e Jesse Eisenberg estão fantásticos em seus filmes, mas são jovens e devem concorrer outras vezes; Javier Bardem venceu recentemente (como coadjuvante) e atua em filme falado em língua estrangeira, o que sempre acaba pesando contra; e, por fim, Jeff Bridges venceu no ano passado, tornando sua presença aqui mais como uma homenagem. Sobra Colin Firth, que pelo segundo ano seguido produziu uma atuação fantástica, tendo batido na trave em 2010. É o Oscar mais certo da noite.

Melhor Atriz

Deve levar: Natalie Portman, Cisne Negro
Se a Academia resolver fazer "justiça histórica", tem chances: Annette Bening, Minhas Mães e Meu Pai
Em quem eu votaria: Natalie Portman

Aparentemente, este é o ano de Natalie Portman, que já venceu todos os prêmios na categoria. Seguramente, sua atuação é a mais chamativa do ano e a protagonista de Cisne Negro é o papel de sua carreira. Só que Annette Bening é veterana, tem uma atuação ótima em um filme não tão bom, já foi indicada outras duas vezes, perdendo por pouco (coincidentemente para a mesma atriz, Hilary Swank) e é casada com um dos caras mais influentes e importantes da indústria, Warren Beatty. Esses fatos tornam a disputa um pouco acirrada, mas ainda acho que Portman leva.

Melhor Ator Coadjuvante

Pode apostar: Christian Bale, O Vencedor
Briga em segundo plano: Geoffrey Rush, O Discurso do Rei
Em quem eu votaria: Bale

Christian Bale tem uma atuação fantástica em O Vencedor, roubando todas as cenas em que aparece. Ele destoa dos outros candidatos (também ótimos) na transformação física por que passou, o que sempre conta pontos a favor no Oscar. Rush, veterano e já premiado, também rouba as cenas em O Discurso do Rei. Mas a vitória é de Bale e seria muito injusto se não acontecesse.

Melhor Atriz Coadjuvante

Minha aposta: Hailee Steinfeld, Bravura Indômita
Favorita até fazer besteira: Melissa Leo, O Vencedor
Em quem eu votaria: Steinfeld

Hailee Steinfeld é a verdadeira protagonista de Bravura Indômita e só foi indicada aqui por ter maiores chances de vencer. E elas são reais. Melissa Leo era a favorita até começar a pagar anúncios do próprio bolso na mídia, o que gerou bastante antipatia por parte dos votantes. Aí ela abriu espaço para o crescimento da jovem. É um dos prêmios mais acirrados da noite e as duas têm muitas chances.

Melhor Roteiro Original

Favorito: David Seidler, O Discurso do Rei
Pode vencer: Christopher Nolan, A Origem
Em quem eu votaria: Nolan

Acreditem: o roteiro esquemático de O Discurso do Rei é o mais citado nas listas de apostas para o Oscar, na frente do trabalho de Christopher Nolan. Aparentemente, o número de detratores de A Origem dentro da Academia é grande, mas esse Oscar poderia servir de consolação para Nolan pelo fato dele ter sido esnobado como diretor. Tudo bem, A Origem não é perfeito, mas tem muito mais originalidade que o texto de David Seidler. Nesse ponto, até mesmo o roteiro maduro e complexo de O Vencedor mereceria mais. Agora, se Minhas mães e meu pai levar seria uma tragédia completa. Como podemos ver, é uma categoria que tem uma briga boa, mas deve ficar entre os filmes expostos acima.

Melhor Roteiro Adaptado

Deve ganhar: Aaron Sorkin, A Rede Social
Com menos chances: Joel Coen e Ethan Coen, Bravura Indômita
Em quem eu votaria: Sorkin

Por melhores que sejam os indicados, nenhum se compara em termos de estrutura e diálogos inspirados quanto o roteiro de Aaron Sorkin. Bravura Indômita também é sensacional, mas os Coen já venceram outras vezes. Os outros três indicados (127 Horas, Inverno da Alma e Toy Story 3) são meros figurantes.

Melhor Filme Estrangeiro

Favorito: Em um Mundo Melhor (Dinamarca)
Também têm chances: Incêndios (Canadá) e Biutiful (México)
Em quem eu votaria: Só vi um dos indicados (Biutiful), então não poderia votar

Se toda a Academia pudesse votar neste prêmio, é certo que o vencedor seria Iñarritu, para compensar o fato de já ter sido indicado a Melhor Diretor e perdido. Mas aqui não funciona bem assim. Como são poucos os votantes, geralmente acontece alguma surpresa. O favorito é o dinamarquês Em um Mundo Melhor, vencedor do Globo de Ouro, mas qualquer outro resultado não pode ser descartado.

Melhor Animação

Já ganhou: Toy Story 3
Chances remotíssimas: Como Treinar Seu Dragão
Em quem eu votaria: Toy Story 3

Toy Story foi um marco na história do cinema ao ser o primeiro filme em animação 3D (e o primeiro longa da Pixar). Sua continuação fez jus ao original. Só que quando os dois filmes foram lançados, não existia o prêmio de Melhor Animação. Portanto, agora a Academia deve premiar a terceira parte para homeagear toda a trilogia. E covenhamos: não há nenhum filme melhor que esse na cerimônia, então é justíssimo.

Melhor Documentário

Favorito por um triz: Trabalho Interno
Tem chances: Exit Through the Gift Shop
Em quem eu votaria: Exit Through the Gift Shop

Mais uma categoria em que votam apenas os que comprovarem ter visto os cinco indicados. Portanto, é difícil prever. Na minha opinião, os favoritos são Trabalho Interno e o sensacional Exit Through the Gift Shop. Aliás, seria muito bacana ver esse último vencendo. Será que o enigmático e anônimo artista de rua Banksy, diretor do filme, vai aparecer?

Melhor Montagem

Favorito: Angus Wall e Kirk Baxter, A Rede Social
Com chances: Tariq Anwar, O Discurso do Rei
Em quem eu votaria: Scott Pil... Hã? Não foi indicado? Tá, então A Orig... O quê? Também não? Hum, ok, vai lá, A Rede Social

Numa categoria em que os melhores trabalhos ficaram de fora, chama mais a atenção o trabalho dos montadores Angus Wall e Kirk Baxter, que conseguem dar ritmo e coerência a um filme de estrutura complexa. Não dá para ignorar também uma vitória do trabalho esquizofrênico de Jon Harris em 127 Horas, mas acho que não corremos esse risco.

Melhor Fotografia

Deve vencer: Roger Deakins, Bravura Indômita
Segundo favorito: Wally Pfister, A Origem
Em quem eu votaria: Deakins

Deakins já foi nomeado oito vezes e nunca venceu. Chegou a hora, pelo trabalho estupendo em Bravura Indômita. Mas Pfister vem logo atrás, já que a fotografia de A Origem ganhou a premiação da categoria. É uma briga interessante.

Melhor Direção de Arte

Favorito: Robert Stromberg e Karen O'Hara, Alice
Podem vencer também: Guy Hendrix Dias, Larry Dias e Doug Mowat, A Origem; Eve Stewart e Judy Farr, O Discurso do Rei;
Em quem eu votaria: Jess Gonchor e Nancy Haigh, Bravura Indômita

Mais uma categoria sem favoritos claros. O Discurso do Rei poderia sair na frente pela popularidade que tem com os votantes. Mas podem resolver compesar os Oscars perdidos por A Origem aqui. E o trabalho de Alice chama a atenção aqui e em Figurino. Como é difícil que perca os dois prêmios, aqui o filme de Tim Burton tem mais chances de vencer. Já eu ficaria muito feliz de Bravura Indômita levasse.

Melhor Figurino

Favorito: Sandy Powell, O Discurso do Rei e Colleen Atwood, Alice
Quem também pode vencer: Mary Zophres, Bravura Indômita
Em quem eu votaria: Alice

Aqui vale a mesma coisa de Melhor Direção de Arte. Pode ser que Discurso divida com Alice os dois prêmios. Tudo incerto ainda.

Melhor Maquiagem

Favorito: Rick Baker e Dave Elsey, O Lobisomem
Tem chances: Edouard F. Henriques, Gregory Funk e Yolanda Toussieng, Minha Versão do Amor
Em quem eu votaria: O Lobisomem

Categoria curiosa essa, que traz três filmes com sua única indicação. Aqui a briga é entre estilos: o belo trabalho de transformação de O Lobisomem ou o envelhecimento de Paul Giamatti em Minha Versão do Amor? O trabalho de Baker e Elsey sai na frente, mas não seria de descartar uma vitória do segundo.

Melhores Efeitos Visuais

Favorito: Paul Franklin, Chris Corbould, Andrew Lockley e Peter Bebb, A Origem
Pode vencer: Ken Ralston, David Schaub, Carey Villegas e Sean Phillips, Alice
Em quem eu votaria: A Origem

Filme com efeitos especiais precisa ser bom, por isso votaria em A Origem e não em Alice. Fora isso, aqui é mais uma chance que a Academia tem para compensar o filme de Christopher Nolan.

Melhor Trilha Sonora

Favorito: Alexandre Desplat, O Discurso do Rei
Com chances: Trent Reznor e Atticus Ross, A Rede Social
Em quem eu votaria: A Rede Social

A trilha mais legal do ano é de A Rede Social, mas é bem provável que ganhe a melodia mais convecional (e eficiente) de O Discurso do Rei.

Melhor Canção

Favorito: "We Belong Together", Toy Story 3
Pode vencer: "If I Rise", 127 Horas
Em quem eu votaria: Toy Story 3

Aqui é a chance de a Academia fazer com que Toy Story 3 saia da cerimônia com mais de um Oscar. Mas é uma categoria que costuma ter zebras, então não dá para descartar os outros concorrentes.

Melhor Mixagem de Som

Favorito: Lora Hirschberg, Gary A. Rizzo e Ed Novick, A Origem
Tem chances: Skip Lievsay, Craig Berkey, Greg Orloff e Peter F. Kurland, Bravura Indômita
Em quem eu votaria: A Origem

Mais uma vez: aqui A Origem pode ser compensado e seria muito justo.

Melhor Edição de Som

Favorito: Richard King, A Origem
Tem chances: Skip Lievsay e Craig Berkey, Bravura Indômita
Em quem eu votaria: A Origem

O mesmo de Melhor Mixagem de Som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário